A proposta de trabalho deve apresentar-se na forma de Resumo Expandido com limite mínimo de 10.000 e máximo de 15.000 caracteres, incluindo espaços incluindo referências bibliográficas, imagens, gráficos e tabelas.
A proposta de texto submetido deve ser inédita, não tendo apresentação ou publicação em outro evento científico.
Será de inteira responsabilidade da autoria, no momento da submissão do texto/proposta, incluir todas as informações solicitadas, não sendo permitida posteriormente a inclusão de qualquer dado ou alteração no texto enviado.
O texto deve atender aos padrões de ética na pesquisa e às exigências de correção da Língua Portuguesa, bem como da normalização técnica da ABNT
O texto deve ser formatado em papel tamanho A4, com margens esquerda e superior: 3,0 cm; direita e inferior: 2,0 cm, fonte Times New Roman.
O título do trabalho deve ser em letra maiúscula, tamanho 14, centralizado e em negrito, o espaço entre linhas deve ser de 1,5 cm, salvo em citações e outras normas da ABNT.
Texto: espaçamento 1,5 Tamanho da fonte: 12, Recuo de parágrafo de 1,25 cm a partir da margem esquerda.
Após o texto inserir as palavras-chave. Adicionar entre três e cinco, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto.
Deixar uma linha em branco e inserir as referências.
IMPORTANTE: A organização dos tópicos a seguir (introdução, metodologia, resultados e discussões, bem como considerações finais) é sugerida em sentido amplo, porém não obrigatória, tendo em vista as singularidades dos trabalhos no campo dos estudos literários e os casos em que tal organização não se aplica.
Introdução (justificativa implícita e objetivos)
Metodologia
Resultados e Discussões (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras)
Considerações Finais (Conclusão)
Esse resumo será utilizado como instrumento de avaliação, portanto, deve apresentar um rigor científico e correções ortográficas minuciosas. Acentuamos que é de responsabilidade dos autores a atenção a essas normas.
Formato: o arquivo deverá ser anexado no formato PDF, com tamanho máximo de 2MB. O uso do papel timbrado da edição atual do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.
Cada resumo recebido é avaliado e classificado em ACEITO, NECESSITA CORREÇÃO E NÃO ACEITO. Os resumos avaliados como “Necessita Correção” terão até data limite para reenvio, para que possa devolver com as alterações solicitadas pelo(a) avaliador(a) via área do participante.
Os resumos enviados devem estar enquadrados dentro dos grupos de trabalhos propostos pelo evento. O participante deverá submeter o arquivo na área de submissão, conforme as normas da segunda fase ATÉ O DIA 10/07/2025.
• Segunda fase: Envio do Resumo Expandido corrigido (se for o caso) e identificado
SUBMISSÃO DA VERSÃO FINAL
O autor que tiver seu trabalho aceito OU COM NECESSIDADE DE REVISÃO na primeira fase deverá submeter na base da Área do Participante o arquivo do trabalho conforme especificações detalhadas abaixo:
1- Em todo o arquivo utilizar fonte Times New Roman.
2- TÍTULO: fonte negrito, tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado. Deixar 01 linha em branco. Inserir, em nota de rodapé, tamanho 11, quando o resumo for resultado de projeto de pesquisa, ensino ou extensão ou quando houver financiamento para indicar o órgão de fomento.
3- Autores, coautores e vínculo: inserir o nome completo do(a) autor(a) e dos coautores (Um por linha) apenas as iniciais em maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail de autores e coautores em nota de rodapé. Deixar 01 linha em branco.
4- Resumo expandido: seguir as normas do primeiro envio.
5- Palavras-chave: adicionar, após o resumo, entre três e cinco, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. Deixar 01 linha em branco.
Formato: o arquivo deverá ser anexado no formato PDF, com tamanho máximo de 2MB. O uso do papel timbrado da edição atual do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.
Atenção:
As notas explicativas devem estar apresentadas em notas de rodapé, atendendo ao estritamente indispensável, inseridas automaticamente, tamanho 10.
As referências, com todos os dados da obra citada, devem seguir as normas atuais e em vigor da ABNT.
Para destaques no texto, preferir sublinhado (caso seja efetuado em citações, indicar que os grifos são do autor). Não deve ser utilizado o recurso de caixa alta / letras maiúsculas.
Para termos estrangeiros, utilizar itálico, título de livros e título de periódicos devem estar em itálico, links da internet devem ser citados conforme normas em vigor da ABNT.
Sinalizar, sempre que for pertinente, a aprovação da pesquisa em comitês de ética e/ou equivalentes.
Atentar para o direito de uso de imagens utilizadas no trabalho, sinalizando autoria, fonte, data e, quando necessária, a autorização para o uso.
Enviar o resumo na norma culta da língua portuguesa, já devidamente revisados.
IMPORTANTE: Após publicados, os arquivos de trabalhos não poderão sofrer mais nenhuma alteração ou correção.